sexta-feira, 16 de julho de 2010

Nosso Hacienda Adobe

Nosso Hacienda Adobe


Quando eu era adolescente, minha família mudou-se para o vale alpino a maior do mundo, o San Luis Valley no sul do Colorado, em uma casa que não tinha sido habitada por muitos anos. O que parecia ser uma tarefa intransponível, recuperando o espaço que vivem em um barraco de adobe, enquanto cozinhava fora e bombeada a água de uma bomba manual, lentamente se tornou uma paixão. O adobe de idade tinha sido construída por uma família japonesa de muitos anos antes, e até achamos, foi um encontro freqüente e / ou lugar de festa para adolescentes local. Infestadas com esquilos do sótão para o chão, ele começou a ter uma nova vida como nós colocamos em floorcovering novo e limpo e limpo até pensávamos que ia morrer. No inverno o tempo rolado ao redor, que havia se mudado dentro Não houve ainda uma casa de banho, por isso, sofreu um telheiro. Vindo do sul do Novo México, não tínhamos idéia do que 40 graus abaixo de zero parecia, até que o inverno. Vamos apenas dizer que se você deixou uma pá no chão, você não estaria usando até o degelo da primavera, o gelo era tão grosso. Meus irmãos e eu pensei que era grande, com excepção da parte outhouse, e passamos muitas horas de correr ao redor de Sangre de Cristo Creek, fingindo que estávamos patinadores no gelo.

O adobe "velho" como nós nos referimos a ele agora, foi totalmente aquecida com um fogão a lenha grande na sala principal que servia como cozinha, refeitório e sala de estar. Todos os visitantes foram convidados e assumiu um lugar na mesa onde eles consomem maceração café quente pela galões, e confecções que quer que tenha sido cozido nesse dia. Minha família tem para onde gemia sobre o "outro sapateiro de pêssego", eu tinha feito tantos.

No verão seguinte, o dono do adobe, Lutero Bean, um professor aposentado da história de Adams State College, fez o seu caminho desde os tempos Alamosa muitos, fiscalizando e ajudando com a construção do banheiro. Nós crianças, juntamente com "Mr. Bean", areia peneirada, reuniram-se pedras, cimento misturado, rebites serrada, e viu a roupa de banho e, lentamente, se tornar uma realidade.

O projeto de construção foi além de preparar e cultivar um jardim para o norte, perto do riacho, e investir nas galinhas, porcos, cabras e um pinko "miseráveis" ovelhas nomeamos Baby. Pensamentos de comer Baby desapareceu quando ela se tornou um animal de estimação da família cada vez maior. Temos um casal de cães, Sandy e Curly, que, depois de Curly (a sheepdog) formados de areia, foram os guardiões dos animais. Quando o gado iria sair de suas cercas, os cães automaticamente arrebanhados-los de volta dentro A costureira durante muitos anos, minha mãe construiu uma loja de estofos em uma das dependências do Norte apenas da batata barracão (para a gente não vale, que é um enorme cúpula, isolado, com feno-estrutura, underground concebido para armazenar batatas San Luis Vale crescido nos invernos congelamento Colorado), que logo se tornou um lugar para estacionar os veículos de forma a blocos não congelar. Nós fizemos um monte de conservas que no próximo verão (daí, todos os sapateiros de pêssego) e eu nunca vou esquecer o frio da água que sai do nosso poço foi, ao lavar o espinafre e outros vegetais.

Nós criava galinhas no Texas, então nós sabíamos o que fazer, e não foi divertido, mergulhando e arrancando os patifes. Nós não tivemos que cortar suas cabeças, porém, essa tarefa era do meu pai. Eu sempre lembro de uma época em que viveu no Texas e meu pai estava atrasado ficando em casa do trabalho, a mãe decidiu que ela ia sair e matar uma galinha para o jantar. O meu pai fez, colocando a cabeça em uma enxada alça e puxando-lo em um puxão rápido. Bem, a mãe ficou para trás, e colocar seu corpo sob o punho e puxou e puxou a cabeça de frango pobre até que ela teve que desistir. O galo saiu atordoado e eriçando suas penas, e minha mãe assistiu amble jantar fora no curral. Nós tínhamos feijão e broa de milho naquela noite.

O adobe velho tinha fios elétricos correndo através da canalização. Não havia nenhum interruptor na cozinha, apenas dois fios desencapados que você tinha que ligar em conjunto para obter as luzes acesas. Durante anos, viciado e tiraram os fios e nenhum de nós nunca tenha sido eletrocutado. Deve ter sido anjos da guarda que impedia que isso aconteça.

Eu realmente não sinto isso na época, que eram muito pobres, porque não me sentia pobre. Senti-me muito rico em muitas maneiras. A vida era plena e interessante, havia sonhos a sonhar, há sempre algo novo para ler, e cada dia realizou a sua própria excitação. Quando saí do Vale, de 24 anos, tive uma saudade knawing para ele.

Essa família japonesa havia chegado através de e estavam em lágrimas quando viram que tínhamos restaurado e que estavam vivendo lá. Deve ter um grande significado para eles, e eu entendo isso, como eu me lembro a fumaça ondulando para cima do cano torto fogão, com pingentes de oito metros de comprimento, pendendo de cada lado da casa, tornando-o parecido com um pedaço de pão gelado num dia de inverno.

Após o retorno, fui visitar o antigo adobe, que meus pais tinham longa desde que deixou, construindo sua própria casa e que se desloquem de lá muitos anos antes. Eu descobri que o adobe velho tinha ido embora. Eu descobri que um dos agricultores de todo Fort Garland tinha bulldozed down.There que tinha sido a vida lá, para a família japonesa e, em seguida, para nós. Aprendemos muito sobre a sobrevivência naquele lugar, e como é verdadeiramente viver sem todas as comodidades como TV, água corrente e aquecimento central, que eu chamo de luxo, estamos tão acostumados. Eu sei que poderia fazê-lo novamente, se eu tinha que fazer. Wilderness ... aqui vamos nós.

© 2005 James Dianne

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partner

Search Box