quinta-feira, 21 de junho de 2012

Introdução à arte americana Northwest Coast Native


Eu tinha vivido em Vancouver, muito brevemente, como uma criança e foi durante esse tempo, quando eu estava exposto pela primeira vez para a arte da costa noroeste índios nativos americanos. Foram os enormes totens coloridos para fora em Stanley Park que todos olhou com admiração e apreço. Demorou cerca de 30 anos depois, durante uma viagem de regresso a Vancouver, quando da costa noroeste arte americana nativa peguei meus olhos novamente.

Eu estava em Vancouver para os negócios e desembarcou no terminal da cidade, novo aeroporto. Não se pode deixar de notar as esculturas enormes nativas, perto da zona de chegadas. Mais tarde, durante a minha estadia, resolvi passear no bairro de Gastown. Foi nessas lojas e galerias em Gastown onde eu caí no amor com a arte americana Northwest Coast Native. Eu vi muitas maravilhosas placas de madeira que representam diferentes animais. Havia também cópias da arte, pinturas, máscaras, bacias de madeira e até mesmo furnature com estes animais, quer pintados ou esculpidos à direita para as peças.

As cores e desenhos, que possam ser considerados um pouco exagerado para não-nativos olhos, foram marcantes, bem como negrito. Eu sabia naquele momento que eu queria incluir alguma desta obra magnífica em minhas paredes de volta em casa. Então, eu comprei duas esculturas de placa e os levaram para casa como recém-descoberto tesouro.

Historicamente, os índios que viviam ao longo dos vales dos rios e águas costeiras do noroeste do Pacífico eram caçadores e coletores. A região foi abençoada com abundantes recursos de ambos os mares e florestas. Essas pessoas capturadas em seu trabalho artístico dos animais que caçavam e observados. Entre eles, os ursos, as baleias assassinas, águias, corvos, salmões, lobos, beija-flores e até sapos. Chefes e personagens míticos importantes em suas lendas como thunderbirds também foram incluídas como disciplinas artísticas.

Northwest Coast arte americana nativa é apenas só recentemente ganhando alguma atenção maior em algumas galerias e museus ao redor do mundo. Comparado com outras artes nativas, como os Inuit (esquimós), a exposição de arte norte-americana Northwest Coast Native é ainda bastante limitada para a costa noroeste do Canadá e dos Estados Unidos. Esta forma de arte é praticamente desconhecido para a maioria das partes do mundo, incluindo muitas regiões da América do Norte. Isso irá mudar à medida que mais de todo o mundo viajam para Vancouver. O futuro Jogos Olímpicos de Inverno em 2010 em Whistler, BC também terá um impacto positivo sobre a arte nativa da região indiana. Pessoalmente, acredito que a arte da costa noroeste americana nativa tem um grande potencial a ser internacionalmente reconhecida e aceita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partner

Search Box