quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sofrimento

Sofrimento


Uma vez que a sabedoria é a arte de lidar com o sofrimento, ele começa com a vontade de enfrentá-lo de frente. Ler mais ...




a) Esta é a dureza da nossa condição que sofremos, por vezes, muito ou pior, insuperavelmente.

b) Essa é a riqueza de nossa natureza que podemos aprender a viver felizes, ou pelo menos serenamente, dentro dos limites dessa condição. Isso implica nos quer perseguir objetivos que não são apenas desejáveis ou honrado, mas também atingível, ou resignar-se ao inevitável.

Na verdade, um grande número de vítimas cujo sofrimento é tanto mais problemático quanto a sua sabedoria ainda é em grande parte nas decisões. Lembro-me de meu próprio passado como um jovem infeliz e suicida, que compôs poemas escuro. Minha atitude negativa agravada minha situação difícil, e eu não tinha a consciência da minha capacidade de melhorar tanto. Hoje, me sinto profundamente conectado com as pessoas que vivem no limbo da tristeza. Mesmo que minhas palavras atingem apenas um deles, eles não terão sido escritas em vão.
Eu tenho vindo recentemente através de alguns poemas escuros, lembrando dos meus dias na minha juventude. O autor - Melyssa G. Sprott - é um jovem talentoso cuja juventude tem sido envenenado por maus tratos e outras dificuldades. Seu sofrimento e seu talento me inspiraram a alguma característica do seu trabalho e responder a ela. Note que minha resposta a ele de uma forma positiva para o meu ser testemunha de ajuda de espírito, mas note também que as minhas respostas são escritas em um espírito de humildade. Não tenho a pretensão de fornecer um remédio, eu apenas tento o meu melhor para dar alguns insights úteis.


* * *


Os trechos a seguir são de uma coleção de Melyssa de poemas, intitulado "Descent Into the Dark". Elas revelam sua dor da alma com a simplicidade que se deslocam de uma mulher chorando por sua imensa tristeza.

1.

Quando eu tinha seis anos,
meu pai tinha me convencido
Eu não valeu a pena o ar que eu respirava,
a comida que eu custo,
ou outras coisas que eu preciso.
Quando eu tinha seis anos,
meu pai não queria filhos
ou querem a esposa mantinha,
assim que nós fomos forçados a sofrer
para se arrepender do meu pai.

"Lembre-se de dizer a ele que você o ama ou você vai morrer"
Mãe canta sua canção de ninar torcida.
"Desejo misericórdia, rogai por morte,
aguardar o dia em que cessa a respiração.
Ele vai acordar-te às três da manhã
batê-lo sem sentido, sem aviso prévio.
Não importa o quanto você ainda mentira "
Mãe canta sua canção de ninar torcida.

Eu quero sangrar para sempre,
sangrar minha tristeza.
Eu não posso sequer suportar
o pensamento de amanhã.
Quero que este pesadelo termine.
Eu vou fechar meus olhos para o mundo.
Andei implorando por morte
desde que eu era uma garotinha.


2.

Como poderia todo esse dano
vêm de lábios tão confiável?

Você joga palavras como pedras.
Meu coração está quebrando o vidro.

A chave é que você segurou a faca que você torce.


3.

Lugar para se esconder
no escuro da noite.

Às vezes, o único conforto que encontramos
está em nossa própria dor ....
Eles nunca vão entender a calma
de abandonar todo o controle.

O sofrimento leva menos coragem
que é preciso para ser conteúdo.

Eu não escolhi o caminho menos percorrido
de amor, alegria e sorte.
Eu escolhi o outro caminho,
e agora estou preso.

Eu sou um prisioneiro da escuridão em meus olhos.


* * *


Vamos fazer um balanço de alguns fatos duras que fazem parte integrante da vida, não só Melyssa ou minha, mas de todos.

a) O potencial humano de grandeza - grande aprendizado e nobreza, e grandes realizações - é compensada apenas pelo potencial humano para o inverso. Sim, os seres humanos podem ser e às vezes são monstruosamente pobres de espírito, de mente estreita, e black-hearted, entre outras características desprezíveis. Essas características podem envolver fatores genéticos ou ambientais que predispõem a eles, mas ultimamente eles são culpa das pessoas que dão rédea solta para eles. A única coisa lamentável é que esses indivíduos são uma fonte de sofrimento, não apenas para si, mas também para aqueles que estão à sua mercê. Entre suas vítimas são crianças, mulheres e pessoas idosas ou deficientes físicos. Na verdade, mesmo o mais forte dos homens pode sofrer como resultado da queda presas a eles. No entanto, os outros são mais vulneráveis - especialmente as crianças, que muitas vezes cometem o erro terrível de responsabilizar-se pelo abuso ou negligência a que estão submetidos.

b) Como regra, as pessoas não são nem grandes nem ruim ao extremo. Eles são relativamente amigável e útil - se você tratá-los de forma justa - e levam vida decente embora imperfeita. Tendo dito isso, eles têm uma mente própria, que não pode estar em consonância com o seu. Um homem pode se apaixonar por uma mulher que não se importa nem um pouco sobre ele, e vice-versa. Um candidato a emprego pode esperar para o emprego em algum equipamento, onde na sua opinião, ele pertence, e tem seu pedido recusado por um empregador que vê as coisas sob uma luz diferente. Estes contam dois exemplos entre uma infinidade de entes possível que testemunham a verdade mesmo: desejos de outras pessoas e seus diferentes e, muitas vezes, então você deve (de respeito) ou comprometer a abster-se de fazer o que quiser.

c) Em uma nota positiva, há um certo grau de harmonia entre a finalidade da natureza e dos seres humanos. Tão dura como a nossa vida é na terra, podemos subsistir ou mesmo prosperar. No entanto, essa harmonia não altera o fato de que ambas as finalidades são distintas, sempre em perigo de ser oposto. Basta pensar na quantidade de engenhosidade ea adaptabilidade temos de mostrar a verdade prosperar. Na melhor das hipóteses a harmonia é trabalhada e confinado dentro de limites estreitos. Pense também sobre o número de vezes propósito da natureza e que os seres humanos de choque, como demonstrado por todos os tipos de perturbações, doenças e catástrofes. Em suma, a relação que temos com a natureza é como a relação que algumas pessoas têm com os animais selvagens têm domesticado. Estes animais são animais de estimação agradável desde as suas necessidades sejam atendidas. Ainda assim, eles podem se voltar contra seus proprietários, sem razão aparente, exceto que eles são fundamentalmente selvagens.

Como indiquei anteriormente, a sabedoria começa com a vontade de enfrentar a dura realidade da vida de frente. É o inverso da ignorância e, portanto, é exclusiva da felicidade ilusória que acompanha essa ignorância. Se a felicidade é possível através da sabedoria, é realizado com o pleno conhecimento e aceitação da dura realidade em questão. Por que eu aceitação não significa resignação passiva para o status quo em toda a sua crueza. Quero dizer a disponibilidade corajosa de transformar a nossa situação - possivelmente ruim em vários aspectos - a boa conta. E isso inclui a melhoria que estamos em melhores condições para, ao mesmo tempo que fazer com tudo o resto.

Mais fácil dizer do que fazer, é claro. Mas, então, a felicidade não é sobre o que é fácil, mas é sobre o que é bom e justo e só pode ser conseguido através de um grande esforço meritório. Para fazer ou não fazer esse esforço é a questão, que resume a liberdade humana. E certamente ninguém no seu perfeito juízo iria ter sempre a opção mais fácil que leva à indignidade e infelicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partner

Search Box