quinta-feira, 24 de junho de 2010

A Essência

A Essência da Liberdade


A felicidade não é um estado passivo, mas um produto de atitude positiva e de ação positiva. E essa atitude positiva é o resultado de um esforço mental. Em suma, a felicidade implica dinamismo. Vamos explorar esse conceito, se quiser.



A vida é muito difícil e arriscado demais aos olhos de muitos. Em contrapartida, outros são partidários de uma existência tão viril, que exige muita coragem e dar um grande orgulho, que estão prontos para deixar o aconchego da sua casa para escalar o Monte Everest e mama os elementos para a alegria de conquistar o cume. Seja qual for a perspectiva, a natureza das coisas mantém-se inalterado. Existem regras, necessidades e direitos, e os limites, possibilidades e impossibilidades. Até doom, pode aceitá-los e fazer o melhor deles, tanto para o prazer e uma honra, ou pode-se fazer o oposto e sofrer as conseqüências. A escolha entre estas duas opções é a própria essência da liberdade. Pessoalmente, não tenho nenhum uso para a segunda opção: a miséria auto-infligido ou seja, sem a menor dúvida de uma forma deplorável de vida.

A primeira opção, por outro lado, é uma alternativa agradável e honrosa que eu acho atraente, embora difícil. É aplicável a qualquer situação encontrada no curso de uma vida de risco, desde que não se está infeliz, a ponto de ser irremediavelmente incapazes de lidar. O alcance deste aplicabilidade corresponde ao intervalo de um a adaptabilidade. É normalmente considerável, apesar da tendência de se agarrar aos velhos hábitos gratificante, depois que eles se tornaram impraticáveis ou inadequados, devido a uma mudança de situação. Um pode ser desmamados a partir de tais hábitos para novos hábitos gratificante, da mesma forma como um bebê pode ser desmamados para sólidos. Quanto mais a mudança é significativa e uma está relutante em se adaptar a ele, mais o processo de desmame é difícil e longo para produzir o efeito desejado. Novamente, a única opção digna de atenção de alguém consiste em tomar as coisas como elas vêm e tirar o máximo partido deles, por causa de um e de outro. O reverso é insensatas e perniciosas, um desperdício lamentável da humanidade.

No conjunto, o poder de viver de uma forma bem ajustada e de mente elevada e à liberdade de escolher este caminho de preferência para o suplente, assim, ilegítima são os fundamentos da vida se constrói. O exercício desse poder não implica necessariamente uma renúncia de princípio para o status quo. Um pode ser confrontado com um mal remediável que chama para uma luta para sanar esse, eficaz e com razão. Nesse caso, a vida de uma forma bem ajustada e de mente elevada implica aceitar a necessidade desta luta e os meios de travar, e não poupar esforços para alcançar uma extremidade. Males são um teste de vontade, uma oportunidade de mostrar dignidade.

Eles são também uma oportunidade para testar e avaliar um de recursos internos. Ao longo dos anos, tenho melhorado a minha situação e principalmente a minha atitude, cuja negatividade foi o aspecto mais desfavorável e aperfeiçoável da minha vida. Ao fazer isso, eu descobri minha verdadeira riqueza. A natureza dotou-me com capacidade de adaptação para a felicidade dentro dos limites da minha realidade mutável. De acordo com minhas observações, esta capacidade não é extraordinariamente grande, comparada com a da maioria das pessoas. Estou mesmo tentado a pensar que é um pouco atrasada. Onze anos mais para se adaptar em triunfo à minha deficiência física não é uma proeza para o Guinness Book of World Records!

Durante esse tempo, o enigma da vida tinha mais ou menos me perplexo. No entanto, laboriosamente, com a ajuda de muitos livros e muita reflexão, eu tinha conseguido por graus para esclarecê-lo, o suficiente para encontrar um significado para minha vida. Este enigma é equiparável a uma lama: O mais lento você passar por isso, quanto mais você se acostuma. Talvez pensadores são comumente sem talento na arte de viver e sua graça salvadora é a sua determinação obstinada para redimir essa falta de talento por força de estudar a alma humana. Divertidamente suficiente, essas pessoas sem talento são muitas vezes vistos como talentosos, depois de terem visto a luz refletida e com inúmeros espelhos de uma análise elaborada, após uma pesquisa experimental e prolongada no escuro.

Este tipo de compensação é típico de pessoas que têm dificuldades em uma determinada área, mas se recusam a admitir a derrota. Enquanto alguns saem bem nesta área, com um mínimo de esforço, tentam duro para superar estas dificuldades, com o resultado que eles se saem melhor que os outros. Sua característica é resgatar a sua vontade em face da sua deficiência, que utilizam como uma razão para redobrar os seus esforços, não como uma desculpa para jogar a toalha. Esta é uma receita para o sucesso digno. Eles disciplina e superar-se e, assim, orgulhosamente a volta por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partner

Search Box