domingo, 19 de fevereiro de 2012

A arte abstrata e Espírito 1

Tem sido uma longa e feroz arguement que os expressionistas abstratos dos anos 50, 60 e 70 estavam muito ocupados pensando em seus umbigos próprios e tentando encontrar o "zen" em tudo o que fez.

Eu diria que eles eram de fato apenas um exemplo muito importante da alma sono drogado fome buscando uma forma de ser ouvido. No entanto, artsists muitos daqueles tempos, e mesmo hoje, se nega terminantemente qualquer coisa remotamente a ver com as coisas espirituais - ou pior ainda - coisas religiosas.

Tomemos, por exemplo, um dos meus favoritos - Mark Rothko. Este artista trágico se comprometeu com a tarefa de produzir telas enormes com muitos vagamente parecido com o esboço de uma janela - especialmente uma imagem depois de uma vez o olho fechado. Suas vastas extensões de cor parecia caçar um canto ou borda em uma tentativa desesperada para ser concluído, ou concluir, a imagem. Não satisfeito com isso ele passou a desistir de titulação seu trabalho dizendo que ele não queria influenciar o espectador de qualquer maneira. Ironicamente, ele não ... e, infelizmente, tirou a própria vida. Para mim, falar de suas obras maravilhosas pistas tantilizing visualmente demonstrando o espírito lutando buscando (e conseguindo!), Revelando-se - agora que é a influência real! Deixe-me explicar por uma rota aparentemente não relacionados:

Eu procuro ajudar o meu próprio espírito, na tentativa de tornar manifesta mesmo o mais ínfimo, mais patético fato, mais fraco que o espírito de todos nós não é apenas tentando se comunicar com a gente - mas é, na verdade buscando ativamente para ajustar o equilíbrio de todo direito humano ... que é o espírito que conduz o corpo ea mente de volta à sua fonte - e não o contrário - a mente eo corpo levando a alma para cegos ... bem, finalmente a morte.

Não muito tempo atrás me deparei com os escritos de Meister Eckhart, um místico cristão do século XIV. Suas palavras me surpreendeu. Ele descreveu em seus muitos sermões que ele acreditava ser a verdade a respeito de porque estamos aqui. Ele também revelou muitos tantilizing "imagens" do espírito do ser angélico, pelo menos até ao próprio Deus. Suas descrições eram ... como posso colocá-lo simplesmente? ... abstrata!

Em um de seus sermões ele descreveu Deus como ... "Incognoscível" ... "Não é capaz de ser entendido" ... "Indefinível". Em outro ele fez uma declaração (um dos muitos que podem ter contribuído para ele ser acusado de heresia!) "As pessoas dizem que Deus existe ... Deus não existe ..." deixado de fora de contexto, que seria uma afirmação verdadeira blasfêmia. Mas ele passou a dizer que "... Deus é muito maior ... Deus está além da existência". Estes e muitos outros ditos polêmicos me impressionou tanto que eu vim "ver" a Deus como uma entidade abstrata - não, apresso-me a acrescentar, uma forma anárquica abstrato - mas sim um Deus muito mais poderoso, muito mais do maior - do que Eu posso imaginar ... em outras palavras, totalmente indefinível. Em vez de esta colocando uma distância entre mim e Deus, ele fez exatamente o oposto. E quando Eckhart começou a descrever a vida de Cristo de uma forma quase completamente abstrata - Eckhart disse que a vida Cristos era o maior exemplo do buscar e encontrar a fonte incriada da alma pura - a minha imaginação começou a correr como um filme obscuro de frenética visuais. Eckhart se tornou, para mim, o santo padroeiro dos artistas abstratos.

A beleza das palavras Eckharts enigmáticas são extremamente inspirador. Que melhor maneira de ilustrar seus escritos poéticos do que descrever Deuses "estado de ser" na forma muito básica de uma gigantesca área plana de uma cor saturada não viciada por anythingelse. Estranhamente isso poderia ser parte de uma descrição exata de uma das imensas de Rothko, às vezes quase monocromáticos, pinturas.

Mas isso não é de forma a história toda ... uma das contradições Eckhart disse que por um lado Deus é totalmente inacessível, mas, ao mesmo tempo, Deus é realmente muito, muito acessível ...

No entanto, que é um outro artigo.

Partner

Search Box