terça-feira, 17 de julho de 2012

"Match Point" de Woody Allen (2005)

A primeira linha que eu já ouvi falar de Woody Allen foi uma piada sobre o show hoje à noite sobre questões teológicas, sobre como, durante um teste de divindade, que se enganou por "olhar para a alma da garota sentada ao meu lado." Eu acredito que ele usado um clipe de tal posição se rotina em um de seus filmes, talvez Annie Hall. Eu honestamente não me lembro. Durante décadas, Woody tem entrelaçado vários temas básicos: o amor e seus anseios. Fé. Talento e sucesso. Maldade humana ea ausência de Deus no universo. E ele faz aquela coisa de que o humor faz: leva a dor eo medo, os transforma de dentro para fora e nos faz rir. Mas por trás do riso sempre foi uma mente extremamente afiado e um espírito perturbado.
A maioria de nós concorda que seu casamento com sua própria enteada era um sinal de uma psique danificada. Claro, ele estava nos alertando há décadas que ele foi danificado bens, não tinha? Não foi até "Bullets Over Broadway" em que um assassino hit homem se revela como um gênio do teatro, que ele finalmente bateu-me que ele estava obcecado com a questão de por que o mal não é punido no universo. Porque, na verdade, o sucesso parece não ter nenhuma ligação com a pureza da alma.
Em "Crimes e Misdemeaners", ele foi mais longe, incentivando-nos a simpatizar com um homem capaz de um ato terrível ... mas que o filme se sentou em cima do muro, o que nos permite discutir sobre o certo eo errado das coisas, ao invés de focar-nos no núcleo questão que tem, obviamente, mastigado em seu coração e mente desde a infância.
Sem tal erro em "Match Point". Neste filme, que eu considero um dos seus muito melhor de sempre, ele conta a história de um social-escalada profissional de tênis (Jonathan Rhys Meyers) que se casa com a filha do patrão (Chloe Hewett Wilton), enquanto abrigando uma paixão para o seu futuro sister-in-law (Scarlett Johanssen). A farsa quarto toma um rumo bastante escuro (para dizer o mínimo), levando a uma ação que poucas pessoas poderiam achar que não seja totalmente condenável em todos os níveis possíveis. E para um final diabolicamente inteligente. O tema, anunciado desde o início é que poucos de nós querem enfrentar o fato de que grande parte da vida baseia-se na sorte. Especificamente, a sorte ao invés de merecer.
Mas, para saltar por cima de todos os detalhes da trama ainda para abordar este tema, eu acho que é algo de um Ovo de Páscoa. Olhar mais profundo, ea questão não é apenas um de sorte, mas um que pergunta: "Existe um Deus no Universo? Se sim, qual é sua natureza, e por que ele é silencioso? "
Eu não posso ajudar, mas acho que o Woody está fazendo a pergunta errada. Se, como eu suspeito, em um nível que ele acredita que os seres humanos são superficiais e do mal, e que ele próprio alcançou uma enorme riqueza e fama enquanto profundamente falho e (suspeita) o mal em sua vida pessoal, então onde está a justiça no universo .
Primeiro de tudo, com este filme, encontrei-me acreditar que Allen é um homem bom. Falho, mas bom. A natureza das questões que ele foi pedir toda a sua vida, em oposição ao que se sabe da sua vida pessoal, me leva a pensar que ele danificado, mas não condenado. Apenas uma opinião pessoal.
Em segundo lugar, acho que a chave não está em "por que o ímpio não punido", mas a pergunta "qual é a natureza de uma vida boa e bem sucedido"? Ele tomou uma abordagem perfeitamente razoável: um cônjuge bonito, riqueza, saúde, sucesso de público são uma boa vida. Que os homens maus e as mulheres podem conseguir isso deve ser profundamente inquietante para ele.
E problemas não me em tudo. É possível, claro que é minha filosofia de que é superficial, e que corta o seu profundo. Eu não vou ser auto-congratulação, ou dogmática suficiente para me dar tapinhas nas costas, mas devo assumir uma posição.
Então aqui está. Eu acho que medidas externas de sucesso são maravilhosos, mas finalmente satisfazer apenas se corresponderem nossos valores internos. E desde o berço, que anseiam conexão com o amor, a cordialidade, a aceitação total que sentimos de nossas mães, no ventre, se nenhum outro lugar. E que este desejo é totalmente inconsciente, e que passar o resto de nossas vidas tentando recuperá-la.
Quando sentimos que os nossos próprios valores e ações podem ser replicado por todo o mundo, em seu benefício, acho que há uma sensação de paz que simplesmente não pode ser colocado em palavras, um estado de graça, da alegria que aqueles que não têm experimentado simplesmente não posso acreditar em como sociopatas não posso acreditar que os seres humanos realmente experimentar o amor e carinho um pelo outro. Esse círculo pobres almas nas trevas exteriores. Diga "eu te amo" para eles, e eles acham que "se você soubesse o que eu realmente era, você não diria isso." Ou pior, eles acham que "tolo, pobre, iludido, para sentir tais emoções triviais, falsos."
Claro que é possível alcançar aclamação e fama, e saúde, sexo quente e ser mal. O mal é um juízo sobre as coisas em um nível espiritual, não no nível de negócios (embora, em geral, paga a honestidade nos negócios) ou contratos de casamento (você pode mentir e enganar, e seu companheiro nunca pode descobri-lo) ou adequação / saúde ( Conheço pessoas extremamente em forma e de longa duração que eram monstros).
No entanto, e ainda, lifewriting nos pede para abraçar essas três qualidades como marcadores de valor interior. Por quê? Porque eles são os melhores e mais simples indicadores externos que eu conheço. Eles não são infalíveis.
Em um nível pessoal, acredito que quando os nossos valores interiores e nossas ações exteriores estão em alinhamento, e quando essas ações e os valores são transparentes, para que pudéssemos estar diante de toda a humanidade e dizer: "este é quem eu sou. E eu gostaria que meus filhos, e vossos filhos a ser o mesmo, e estou preparado para estar diante do universo e dizer que eu estaria disposto e feliz por ser tratado como tratei os outros "que há uma paz simples que vem daí que não pode ser substituído por dinheiro, ou sexo, ou mesmo a própria vida.
Aqueles que foram abusados, negligenciados, uncherished, muitas vezes não desenvolvem o equipamento espiritual sensoriais para encontrar o caminho para este lugar. Os exércitos de crianças letais encontrados em cidades do interior de todo o terceiro mundo (e às vezes o primeiro mundo) atestam isso: eles não experimentaram o amor e, portanto, não têm capacidade de empatia, ou se preocupam muito além da sobrevivência e dos prazeres simples.
O que é uma boa vida? Na minha mente, a resposta correta a esta não precisa de Deus no universo de castigar os maus, apesar de uma vida vivida dessa forma muitas vezes abre uma tomada de consciência (ou, para ser justo, uma crença) na existência do divino. Para ser separados neste sentido deve ser perdido em uma névoa intelectual, tentando raciocinar a natureza das coisas muito maiores do que nossas mentes. O intelecto não pode ir lá, é a ferramenta errada. Durante décadas Allen tentou arrazoar seu relacionamento com Deus, para entender o Holocausto, no âmbito de suas crenças de infância. Sinto-me terrivelmente triste por ele, e espero que ele pode perdoar o mundo, e ele próprio, a tempo de encontrar a paz em sua vida.
Mas, enquanto isso, eu vou gostar de suas reflexões. Eles são brilhantes, e sincera, e dolorosamente honesta neste momento em sua vida. "Match Point" é outro dos melhores filmes de 2005, um que, infelizmente, eu não vi até 2006.
Em retrospectiva, 2005 foi um pedaço de um ano por filmes. Espero que 2006 será tão bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partner

Search Box