sábado, 30 de julho de 2011

Música: Quem quer viver sem ela?

A música sempre desempenhou um papel importante da minha vida, desde a mais tenra idade que me lembro da música clássica tocando constantemente em nossa casa. Pai tinha um monte de 78s e um jogador elétrico que exigiu mudanças freqüentes agulha. Na verdade eu costumava vê-lo mudá-los religiosamente a cada oito jogos - não algo que ele iria deixar ninguém fazer!

Como crianças, nós usado para dar recitais cantando - especialmente em tempos de Natal! Agradeço a exposição nossos pais nos deram a música - mesmo se o pai era um espírito único bit quando, no final dos anos 50 é meu irmão Kenneth, comprou casa uma gravação de um cantor de rock-n-roll novo chamado Buddy Holly penso pai pensei que não era a música adequada e que o registro não poderia ser até o mesmo padrão como seu Beethoven ou Mozart gravações!

Ele costumava ter discussões constantes com Kenneth sobre jogá-los em seu radiograma. E quanto aos Beatles e Rolling Stones discos que eu queria jogar alguns anos mais tarde - sem comentários!

Ambos os meus dois irmãos foram ensinados a tocar música clássica no piano pelos nossos Aunty Win. Para mim, era 1962 e eu estava muito mais interessado em roadster da marca meu tio Frank MGB novo para se concentrar - tentar, a minha mãe fez para incentivar-me!

Meu irmão mais velho, Robert, acabou por ser um músico muito bem conseguida - jogando trompa profissionalmente há muitos anos. Kenneth, meu outro irmão, em anos mais tarde, iria ficar toda a cerveja dele comprou para ele na barra de NAFFI, batendo para fora canções quando tínhamos uma sessão - mesmo que isso significasse que ele tinha uma cabeça ruim em desfile no dia seguinte!

Depois que eu saí de casa e se juntou as forças armadas britânicas, que tenho a dizer meus colegas não estavam muito felizes com Grieg sendo jogado na sala do quartel. Mesmo problema que o meu pai tinha - música diferente. Então eu tive que usar fones de ouvido para escutá-lo. Mas quando 'The Who' entrou em - agora, que era uma história diferente - então nós costumávamos ter problemas com o sargento de serviço para tocar a música muito alto!

De qualquer forma, ao longo dos anos, tenho desenvolvido uma paixão para todos os tipos de música e minha coleção de discos de vinil agora cresceu para incluir Amadeus Mozart através de Led Zeppelin. Mas, eu acho que se eu tivesse que escolher apenas uma peça de música para levar para aquela ilha deserta teria que ser:

Concerto de Mozart para Clarinete e Orquestra N º 1 em Fá Menor, Op. 73.

Minha gravação favorita desta peça notável: (apenas uma das várias!)
Deutshe Grammophon 136550 SLPEM (estéreo - 1968) Karl Leister, Clarinete, Berlin Philharmonic Orchestra conduzida por Rafael Kubelik.

Eu comprei esta gravação, enquanto estacionados na Alemanha em 1970 - desde então tenho obtido outras gravações fina do Concerto, mas acho que a interpretação Karl Leister é do Adagio (em particular) capta perfeitamente objetivo de Mozart de escrever o movimento mais profundamente expressivo para um solo instrumento.

Eu nunca deixam de ser movido por ela.

Partner

Search Box